A-B

abacateiroo
(PERSEA GRATÍSSIMA)

Abacateiro

Diurético, carminativo, adstringente. Excita a secreção biliar. Contra cistite, problemas na uretra, blenorragia, afecções hepáticas, eczema, edemas renais.

AGONIADA
(PLUMERIA LANCIFOLIA)

Agoniada

Purgativo, usado nas febres em geral. Útil na amenorréia e nas menstruações dificeis e dolorosas, pois exerce ação benéfica, regularizando essas funções.

lavenderr
(LAVANDULA OFFICINALIS)

Alfazema

Propriedades: sedativo, tônico para o sistema nervoso, auxilia no combate a ansiedade, depressão, insônia, dor de cabeça, tensão muscular na região da nuca. Na medicina oriental, constata-se que a alfazema fortalece a parte In do indivíduo, auxiliando no amadurecimento do lado emotivo.

ALCA
(CYNARA SCOLYMUS)

Alcachofra

Diurético. Contra diabete, mau colesterol, problemas no fígado, hipertiroidismo, pressão alta, fraqueza, emagrecimento, asma.

Alecri
(ROSMARINUS OFFICINALIS)

Alecrim

Antisséptico pulmonar, antidepressivo, calmante, auxiliar em problemas de memória, estafa, cansaço mental, afecções das vias respiratórias. Popularmente, é utilizado para afastar os maus sonhos e é símbolo da amizade e da alegria de viver.

ALFAVACA
(OCIMUN SPP.)

Alfavaca

Afecções das vias respiratórias, afecções gástricas e intestinais, debilidade dos nervos, febres. Ótimo contra amigdalite, estomatite, aftas. Pode ser usado como cataplasma para feridas.

lavenderr
(LAVANDULA OFFICINALIS)

Alfazema

Sedativo, tônico para o sistema nervoso, auxilia no combate a ansiedade, depressão, insônia, dor de cabeça, tensão muscular na região da nuca. Na medicina oriental, constata-se que a alfazema fortalece a parte In do indivíduo, auxiliando no amadurecimento do lado emotivo.

AMORA BRANCA
(MORUS NIGRA)

Amora Branca

Repositor hormonal natural. Equilibrador das taxas hormonais. Problemas de TPM, menopausa. Calmante, sedativo.ão e auxilia no combate a gripes e tosses.

ANGELICA
(ARCHANGELICA OFFICINALIS)

Angélica

Estomacal, tônico, diurético. Tônico cardíaco. A angélica é utilizada como regulador natural de hormônios devido a suas propriedades emenagogas.

Anis
(ILLICIUM VERUM)

Anis Estrelado

Estimulante do sistema digestivo, calmante, diurético, cicatrizante, antiinflamatório. Contra acidez estomacal, gases, diarréia e cólicas intestinais. Aumenta o leite das amamentes.

ARNICA
(ARNICA MONTANA)

Arnica

Compressa local em reumatismo, contusões. Não se deve usá-la em cortes, feridas. O uso como chá deve ser somente sob orientação médica.ardíaco. No aspecto místico, fortalece o amor.

AROEIRA
(SCHINUS MOLLE, L)

Aroeira

Adstringente, tônica. Útil nas feridas, tumores e inflamações. Utilizada contra reumatismo e  ínguas. Anti-nevrálgica.

arruda
(RUTA GRAVEOLENS)

Arruda

Menstruação escassa, vermífuga, calmante. Contra pediculose.

artemisia
(ARTEMÍSIA VULGARIS)

Artemísia

Tônico, calmante, digestivo, antiespasmódico, vermífugo e regulador da menstruação. Não deve ser usada crua porque, nesse estado, é tóxica. Também não deve ser consumida durante a gravidez.

ASSA
(BOEHMERIA ARBORESCENS)

Assa Peixe

Combate gripes fortes, bronquites, tosses rebeldes. Expectorante.
Utiliza-se sob a forma de chás ou sob a forma de sucos contra casos de pneumonia.

BANCHA
(THEA SINENSIS)

Banchá

Contra vômitos da gravidez e indigestão. Diurético, sudorífico. Evita resfriado e acelera a circulação sanguínea e atividade cerebral.Utiliza-se sob a forma de chás ou sob a forma de sucos contra casos de pneumonia.

BARBATIMAO
(STRYPHNODENDROM BARBATIMAN)

Barbatimão

Tônico, depurativo, adstringente, debilidades, esgotamentos. Contra escorbuto e hemorragias uterinas.

BARDANA
(ARCTIUM LAPPA LINÉ)

Bardana

Depurativo. Contra reumatismo, gota, artritismo. Possui propriedades diaforéticas e diuréticas.

boldo
(PEUMUS BOLDUS)

Boldo

Desintoxicante do fígado, diurético, antidiarréico e estimulante do apetite.

BUCHINHA
(LUFFA OPERCULATA)

Buchinha do Norte

Excelente para sinusites, rinites, bronquites e problemas respiratórios. A buchinha do norte é altamente tóxica, devendo ser utilizada somente externamente, em inalações. Nunca ingerir pois tem propriedades abortivas. Expele o muco interno.