ÓLEOS
ESSENCIAIS

Os óleos essenciais se originam de um número relativamente pequeno de plantas, chamadas aromáticas. A arte de extrair das plantas os óleos essenciais é tão antiga quanto a própria história. É interessante imaginar como nossos ancestrais os utilizavam, seja em usos medicinais, culinários, como perfume ou em rituais. As plantas que crescem naturalmente em regiões sem poluição produzem os melhores óleos essenciais que, sendo de boa qualidade, trazem sua essência vital. Nos deparamos com uma ciência milenar, porém, ainda desconhecida: a Aromaterapia. Em Aromaterapia, os óleos essenciais são utilizados basicamente de dois modos: a inalação e o contato com a pele.
Os óleos envasados pela Botica dos Anjos são 100% puros.

Precauções

Os óleos essenciais puros devem ser utilizados em doses mínimas. É importante seguir as recomendações de seu terapeuta ao utilizar óleos essenciais. Mantenha seus óleos em lugar fresco e ao abrigo da luz. Mantenha longe do alcance de crianças. Não devemos ingerir óleos essenciais, a não ser por prescrição terapêutica.
Ao fazer uso dos óleos essenciais, mantenha a área dos olhos protegida. Quando utilizar óleos essenciais cítricos, evite a exposição à luz solar. (ex. laranja, limão, tangerina etc.) Procure adquirir sempre óleos de qualidade comprovada.

Obs.: alguns óleos essenciais, como Lavanda e o Tea Tree, podem ser utilizados puros sobre a pele, devido a sua propriedade específica cicatrizante.

Alecri
ROSMARINUS OFICINALLIS

Alecrim

Parte utilizada: folha
Efeitos terapêuticos: Anti-stress, combate o cansaço mental e perda de memória, anti-reumático e útil para qualquer espécie de dores musculares, antisséptico, energizante, renovador do ar.

bergamota
CITRUS AURANTIUM V. BERGAMIA

Bergamota

Parte utilizada: folha
Efeitos terapêuticos: Anti-stress, combate o cansaço mental e perda de memória, anti-reumático e útil para qualquer espécie de dores musculares, antisséptico, energizante, renovador do ar.

canela-java-6-cm-kg
CINNAMOMUM ZEYLANICUM

Canela

Partes utilizadas: folhas e ramos (casca interna desidratada)
Efeitos terapêuticos: contra infecções, tosse, resfriado, reumatismo, debilidade geral e dores. Afrodisíaco. Não deve ser usada por crianças e durante a gravidez.

cipres
CYPRESSUS SEMPERVIRENS

Cipreste

Parte utilizada: ponta da folha
Efeitos terapêuticos: cicatrizante, anti-reumático. É ótimo para pele oleosa, combate a ansiedade. Revigora as energias no banho.

citornela
CYMBOPOGAN NARDUS

Citronela

Parte utilizada: folha.
Efeitos terapêuticos: anti-infeccioso, desodorante, repelente de insetos, estimulante, tônico e antiespasmódico.

cravo
EUGENIA CARYOPHYLLATA

Cravo Da Indía

Parte utilizada: botões desidratados ao sol
Efeitos terapêuticos: antifúngico, analgésico. Contra verrugas, micoses, bronquite, dor de dente e cansaço. Não deve ser usada por crianças e durante a gravidez.Efeitos terapêuticos: cicatrizante, anti-reumático. É ótimo para pele oleosa, combate a ansiedade. Revigora as energias no banho.

Erva Cidreira
CYMBOPOGON CITRATUS

Erva Cidreira (Lemongrass)

Parte utilizada: folha
Efeitos terapêuticos: problemas digestivos, calmante, dores de cabeça e cólicas menstruais. Estimula o bom humor e otimismo.

erva doce
FOENICULUM VULGARE

Erva Doce

Parte utilizada: sementes
Efeitos terapêuticos: De ação efetiva na área digestiva. Neutraliza os efeitos do consumo de álcool, útil para recuperação de alcoólatras. Livra o corpo de toxinas. Diurético. Auxilia nos tratamentos de obesidade e celulite. Promove o aumento do fluxo do leite materno.

euca
EUCALIPTUS GLOBULUS E EUCALIPTUS CITRIDORA

Eucalipto

Parte utilizada: folha
Efeitos terapêuticos: utilizado em inalações para problemas pulmonares, respiratórios. Elimina germes, melhora o estado físico e reforça o ânimo. Bom também para dores musculares. Tônico geral para o corpo.

geranio
PELARGONIUM GRAVEOLENS

Gerânio

Partes utilizadas: folha e flor
Efeitos terapêuticos: problema de fertilidade, anti-depressivo, cansaço nervoso, equilíbrio emocional, pele ressecada, anti-coagulante e regenerativo.

hortlea
MENTHA PIPERITA

Hortelã

Partes utilizadas: erva inteira
Efeitos terapêuticos: essência de primeiros socorros, combate náuseas, indigestão, dores de cabeça, resfriados, febre, aftas. Ótimo cicatrizantes, vermífugo, depurativo, auxilia em casos de circulação deficiente, apatia e frigidez.

Ilang ilang 3
CANANGA ODORATA

Ilang Ilang

Parte utilizada: flor
Efeitos terapêuticos – calmante, afrodisíaco, impotência, regulador cardíaco, combate a hipertensão, palpitações, menopausa, stress. Perfume natural para o corpo.

LARANJA
CITRUS AURANTIUM V. AMARA

Laranja

Parte utilizada: casca
Efeitos terapêuticos: tratamento da ansiedade, afrodisíaca, melhora a elasticidade da pele, desintoxicante, digestiva, laxante, auxilia a manter o equilíbrio mental.

lavenderr
LAVANDULA OFFICINALLIS

Lavanda – Alfazema

Parte utilizada: flor
Efeitos terapêuticos – calmante, relaxante muscular, excelente contra insônia, perfume natural, excelente para pele pelas suas propriedades restauradoras e cicatrizantes. É útil em casos de picadas de insetos e queimaduras. A lavanda pode ser utilizada sem problemas por crianças.

limaooo
CITRUS LIMONUM

Limão

Parte utilizada: casca
Efeitos terapêuticos: depurativo, anti-reumático, contra acne, obesidade, antibiótico, combate gripes, é bactericida e antisséptico. Um óleo de banho ideal para estimular os sentidos e revigorar a pele.

palmarosa
CYMBOPOGAN MARTINU

Palmarosa

Parte utilizada: capim
Efeitos terapêuticos: antisséptico, fungicida, antidepressivo, regenerador da pele, antiviral aumenta a sensibilidade e a criatividade mental.

patchoulli
POGOSTEMON CABLIN

Patchoully

Parte utilizada: folha seca
Efeitos terapêuticos: alivia depressões e medo, descongestionante dos vasos venosos, sedativo, antifisiológico, analgésico, afrodisíaco, fungicida e aumenta as defesas imunológicas do organismo.

salvia
SALVIA SCLAREA

Salvia – Esclarea

Parte utilizada: erva inteira
Aumenta a auto-confiança, renova o ar, excelente para cuidados com a pele, forte desinfetante. Anti-convulsivo e balsâmico. Alivia a tensão muscular. Muito relaxante – por isso, aconselha-se a utilização no período noturno.

tangerina
CITRUS RETICULATA

Tangerina

Parte utilizada: casca
Efeitos terapêuticos: clareza mental, problemas de pele, celulite. Atua no sistema linfático, combate a irritabilidade e o cansaço.

tea tree
MELALEUCA ALTERNIFOLIA

Tea Tree

Parte utilizada: erva inteira
Efeitos terapêuticos: fungicida, acne, frieiras, bolhas, aftas e queimaduras. Antibiótico natural, feridas profundas, coceiras, infecções de garganta. O Tea Tree é um poderoso anti-infeccioso.

vetiver
VETIVERIA ZIZANOIDES

Vetiver

Parte utilizada: raízes e radículas lavadas, picadas, dessecadas.
Efeitos da mente: obvia conexão com a terra, tendo a capacidade de ajudar o indivíduo em processos de auto orientação. Efeitos no corpo; combate a artrite, reumatismo, dores musculares, acne, cortes e machucados, estimulante sexual. Muito utilizado em casos de esgotamento físico. Indicados para peles secas, maduras e irritadas.